Matéria sobre cuidados dos fios

BEM ESTAR
Texto: publicado em 09/04/2010 às 18h51.
Cuidados com os cabelos após o verão
A estação mais quente do ano garante muita diversão sob o sol, mas os danos às madeixas são inevitáveis
Por Elliana Garcia


Como recuperar os fios danificados?

Depois de dias de sol escaldante, calor intenso, praia, mar, piscina, suor, não há como negar, os cabelos precisam de cuidados urgentes. O que fazer então para ter de volta fios saudáveis, sedosos e brilhantes?

“Para recuperar os cabelos que foram tão agredidos, a primeira providência é procurar um profissional especializado, que fará uma prévia análise das madeixas e irá diagnosticar o grau de sensibilidade ou ressecamento em que se encontram os fios, para então indicar o tratamento adequado”, diz o cabeleireiro Bruno Di Maglio, da RW Persil.

Os tratamentos indicados

“As mulheres compram vários tipos de shampoos e cremes, e depois de usar por uma ou duas vezes percebem que não gostaram. Assim, vão colecionando potes de produtos e além de gastar dinheiro, danificam o cabelo. Portanto, procure um profissional para analisar a estrutura dos fios e, de acordo com cada caso, aí sim, será indicado o tratamento e depois o produto para fazer a manutenção caseira, sempre com a supervisão de um profissional, pois será essa manutenção que dará sequência ao tratamento iniciado no salão”, salienta Di Maglio.

O cabeleireiro, no entanto adverte: “Fuja de promoções do tipo vamos fazer quatro sessões desse tratamento que ficará bom. Isso não existe. Cada cabelo é diferente do outro e não existem casos matemáticos de 1+ 1 = a resultado final.”

Em queda livre

Di Maglio desfaz um mito, principalmente na época de transição do verão para o outono, de que os cabelos tendem a cair mais. “Não existe um fator que comprove que a queda seja por conta da mudança de uma estação para outra. O que pode ocorrer é que as pessoas tendem a lavar mais os cabelos nas estações mais quentes do ano e assim não percebem tanto a queda natural dos fios. Nas estações mais frias, passam a não lavar os cabelos todos os dias e o que se pode notar é que há mais fios caindo. Isso nada mais é do que a queda natural de fios acumulados de dois ou mais dias, dependendo do tempo de intervalo entre as lavagens”, afirma.

O cabeleireiro explica que, em média, caem de nossa cabeça 100 fios de cabelo ao dia. O que, na verdade, não é uma queda, mas sim uma troca natural de fios, em que um mais novo vem empurrando o fio que já está em descendência. Já a queda que causa preocupação, segundo ele, é ocasionada por inúmeros fatores. “Nas mulheres o principal são as disfunções hormonais. Já nos homens a queda fica por conta de uma enzima chamada alpha redutase e outras menos comuns, como dermatite alérgica, crônica, entr outras.”

As tendências

Já para quem é antenado e quer saber quais serão as tendências da próxima estação, Di Maglio adianta: “O naturalismo, ou seja, ressaltar a beleza individual de cada um, respeitando as características marcantes de cada ser individualmente. Essa nova tendência segue-se para cores e cortes, onde não mais se farão cópias de cabelos baseados em modelos, sem ao menos tomar o cuidado de diagnosticar se aquele é o visual adequado para o rosto e estilo da pessoa. Mas vale lembrar que existe uma onda levando as madeixas para cortes com mais movimento, encorpando e dando volume, de forma moderada, mas fugindo de looks chapados e grudados na cabeça. Para finalizar, Di Maglio destaca que não haverá uma cor especifica para os cabelos, mas que a técnica de deixar a raiz mais escura e clarear mechas com um degrade, indo com mais intensidade para as pontas - tudo sempre respeitando o tom sobre tom da cor natural dos fios - estará em alta.

Comentários

Postagens mais visitadas